sábado, 11 de dezembro de 2010

Caminhada Cachoeiras de Corupá 11/12/2010






Foi a vez que presenciei o maior volume de água nas Cachoeiras de Corupá. Nossa caminhada embora parte dela com chuva, que não atrapalhou em nada, inclusive para tirarmos as mais belas fotos das cachoeiras, e o grupo sempre animado, alguns, mesmo com aquele ventinho gelado, ainda se arriscaram e entraram debaixo dágua, mas o Salto Grande que tem 125 metros de queda, faz com que a gente se molhe mesmo não querendo, ainda mais com o volume de água que apresentava. O melhor dia para se caminhar é aquele em que a gente sai de casa para caminhar, não importa se com sol ou chuva, o que importa é estar junto a natureza e presenciar tudo ao nosso redor, o ar, as árvores, as águas. Após o término da caminhada, enquanto aguardava os demais tomarem banho e trocar de roupas, presenciei um grupo de jovens, onde o instrutor falava sobre Moisés, que aos 80 anos teve de escalar o Monte Sinai, algo bem pior que as cachoeiras, pois na região o sol escaldante, e no lugar das árvores somente pedra e nada de água. Acho que nós estamos no paraíso.

Abraços a todos e até a próxima.

Heron Mathoso

41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Caminhada Rochedinho 04/12/2010






Rochedinho está a 625 metros acima do nível do mar, um pouco acima da estação de trem Marumbi, mas a caminhada começou em Porto de Cima com altitude de 70 metros do nível do mar, e seguimos pela Trilha da Mamona que está um pouco fechada devido ao mato que toma conta, e algumas árvores caídas pela trilha fechando o caminho tendo-se que estar atento para errar a trilha, o grupo sempre unido, seguimos até a estação Marumbi onde fizemos o nosso lanche de trilha e em seguida fomos até o Rochedinho, mesmo com o tempo um pouco nublado, ainda pudemos apreciar todo nosso redor avistando a Serra do Mar onde passa o trem em toda sua extensão desde o Cadeado a ponte São João contornando o Rochedinho e passando pela Estação marumbi, masi abaixo a Estação Engenheiro Lange, a Usina Hidroelétrica Marumbi, Morretes e mais ao longo Antonina. A chuva veio depois de estarmos descendo a estação Engenheiro Lange nos acompanhando até Porto de Cima, mas após o banho o nosso jantar de Barreado com frutos de mar foi gratificante.

Grato a todos e até a próxima.

Abraços

Heron Mathoso

41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com

sábado, 27 de novembro de 2010

Cicloturismo Campo Alegre a Corupá 27/11/2010.









Um dia maravilhoso para sair e casa , de bike ou a pé pela Serra do Mar então fica muito mais gratificante, Campo Alegre próximo a São Bento do Sul foi o início do nosso pedal após tomarmos aquele café "lindo" decorado com chocolate, a subida já no começo do pedal foi amenizado pelo clima ameno e pouco nublado, mas a medida que fomos chegando próximo a serra o céu começou a abrir e o calor veio aos poucos tanto com o clima como com a alegria dos participantes, dando espaço até para entrar no rio e se refrescar. Depois daquele almoço magnífico presseguimos até Corupá terminando com mais uma boquinha na confeitaria, pois pedalamos para isso.

Grato a todos e até a próxima

Abraços.

Heron Mathoso

41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com

sábado, 20 de novembro de 2010

Caminhada Trilha do Itupava 20/11/2010.






Como sempre a Trilha do Itupava nunca é a mesma, todas as vezes em que se vai por ela, encontramos alguma

coisa diferente, talvez alguns não percebam, mas o que vejo são partes da trilha que ficam diferentes toda vez que se vai lá, o tempo seco ou sem chuva não quer dizer que o piso esteja completamente seco, pois sob as copas das árvores, na sombra delas, sempre encontramos alguns trechos do piso umido e as pedras lisas, reforçan

do as três características da trilha que são, umido, molhado e encharcado, sem contar com árvores caídas que não estavam ali na última caminhada, e tendo que desviar por ou passar por cima ou baixo destas, deixando a trilha diferente do que era. Começamos com um pouco de atraso nossa caminhada, mas acabamos dentro do nosso tempo pré estabelecido, o dia estava bom para se caminhar com o céu um pouco fechado que somente no Cadeado deixou a nossa visão da serra um pouco incompleta, mas não em nada a beleza do lugar. Agradeço a todos e até a próxima.

Abraços

Heron Mathoso

41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com

domingo, 7 de novembro de 2010

Aparados da Serra 01/11/2010






"Gostaria de agradecer pelo feriado de finados em Aparados da Serra, o qual foi muito melhor do que eu estava esperando.Tudo estava perfeito o tempo, os lugares,o grupo,não sei com agradecer por ter nos proporcionado a oportunidade de conhecer paisagens tão maravilhosas e com esse grupo fantastico. Obrigada pela paciencia , pelo seu empenho , e de todos que ajudaram a realizar esse passeio.Espero que tenham muitos ainda" De Las.

"Que felicidade fazer parte do Grupo NaturezArLivre!!!
Quando eu vejo essas fotos maravilhosas dos lugares por onde passamos, a noite mal dormida e o sacolejo de ônibus fica esquecido. Chorar de tanto rir, não tem preço, como dizia a propaganda. O bom humor da Cris, da Reinalda, da Tânia, da Noeli, da maioria das pessoas, anima qualquer "caravana". Quero fazer sempre essa risoterapia! Ver de perto tão deslumbrantes paisagens, desperta na gente aquela alegria de compartilhar com amigos, o previlégio de desfrutar mais uma obra divina!
Muito Obrigada, Heron, por mais essa oportunidade e ao Sérgio, sempre presente com suas idéias de desbravador da natureza...
Até a proxima aventura!" Celia
"Heron e Noeli,
Muito obrigada por organizarem este passeio maravilhoso!
Estava aguardando concluir a publicação das fotos para agradecer a vocês mas a volta está sendo lenta, e a publicação também, especialmente após um resfriado que insiste em se instaurar (ainda bem que por lá somente apareceu renite).
Assim escrevo rapidamente apenas para enviar o meu abraço e carinho e agradecer toda a atenção e paciência de vocês em todos os momentos bons e críticos.
Espero neste final de semana concluir as fotos, mas por enquanto seguem anexas as duas fotos de vocês.
Estou também com dois vídeos da cantoria da Polenta, mas vou colocar em local mais prático para serem baixados de forma mais restrita para o grupo.
Um grande abraço,"
Monica
"Heron,

Muito obrigado pelo convívio que nos proporcionaste neste evento do NaturezArLivre.

Os lugares visitados são lindos, as pessoas participantes com muito bom astral, excelente liderança. Parabéns a ti e à equipe que planejaram e realizaram!

Um grande abraço."

Juci e Paulo

"Queridos amigos Heron e Noeli,

Foi muito bom passear por lugares maravilhosos como a Estrada do Rio do Rastro, e os Cânions Monte Negro, Itaimbezinho e Fortaleza, descobrir o "Segredo da Pedra", contando com a alegria da Noeli e os cuidados do "líder" Heron que tem como marca registrada nos guiar com atenção e paciência e na companhia de um grupo tão especial e animado.
Saibam que a minha vida ficou muito mais feliz depois que eu conheci vocês.
Um abraço de agradecimento."
Cristiana
"Heron,

Sei que está ficando cansativo dizer “obrigada Heron, o passeio foi maravilhoso”.

Mas não tenho como não dizer novamente, obrigada Heron, o passeio foi maravilhoso!!!!

Obrigada pela tua dedicação, preocupação e paciência com todos nós (até para responder aquela pergunta básica “ falta muito tio Heron...?”

Obrigada por nos apresentar a lugares tão lindos e mais que tudo, a pessoas tão interessantes como tenho conhecido a cada passeio teu.

Então me permita perguntar: falta muito tio Heron...? ( para o próximo passeio?)

Um abraço"

Regina Rossa

Olá! Bem... muita gente comentou e só saiu elogios mil. E não podia ser diferente. Eu também quero registras o meu agradecimento ao "Tio" Heron/Noeli e Sergio/Maria do Carmo pelos momentos inesquecíveis que disfrutamos em suas companhias. Paisagens deslumbrantes... pessoas hiper legais... (Célia, Cris, Bernadete,"Paulos", Juce,"Lourdess", Tânia, Kezia "Carioca"(?)em fim, todos). Adorei a viagem. Tudo se transformou em alegria!! Reinalda


sábado, 23 de outubro de 2010

Caminhada Estrada da Graciosa 23/10/2010

















Mais um dia maravilhoso, com um grupo de pessoas animadas e felizes, todos curtindo as belezas naturais da encantadora Serra do Mar, um dos lugares mais bucólicos do nosso país.

É assim que podemos afirmar como foi nossa tarde de sábado, da primavera de outubro, da caminhada marcada pela paisagem exuberante.

A história da Graciosa praticamente se confunde com a história do nosso Paraná, aproveitando as trilhas abertas pelos índios e jesuítas no passado. E lá estávamos nós, percorrendo o sinuoso trecho em descida, serpenteando a serra, em passos largos rumo à Vila de São João, 20 km depois de partir lá do portal.

Alguns, com seus cajados, lembravam verdadeiros peregrinos, indo ao encontro de algo ainda mais especial.
O clima foi de total integração e confraternização. Os mais dispostos, esticaram o trajeto em mais 7 km e só pararam na cantina da Pousada, em Porto de Cima.

Depois de sentir o gostoso cansaço da caminhada, já com a noite se apresentando a todos, o jeito foi curtir uma saborosa refeição, servida pelas sempre atenciosas meninas da pousada, regada a peixe, camarão, barreado e tantas outras especiarias.

Valeu Heron! Valeu amigos!
Logo estaremos com certeza, caminhando por outros recantos de nosso Brasil.

Abraços
Sergio Riekes


Abraços
Heron Mathoso
41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com

sábado, 16 de outubro de 2010

Cicloturismo Cerro Azul 16/10/2010






Este cicloturismo faz parte do calendário fixo do NaturezArLivre.
Todos gostaram do trajeto que por estamos numa região de montanhas, não deixou grau de dificuldades, as poucas subidas foram encaradas com prazer, pois todo o percurso é prazeroso. O clima que previa chuva durante o dia, foi somente para nos assustar, e os poucos pingos não foram suficiente para tirar o ânimo de todos, nem o trajeto que a principio seria de 50 km pedalados, e os restantes seriam de van, a maioria resolveu fazê-lo completo fechando um total de 67 km (cadê as súbidas)
Abraços e até a próxima.

Heron Mathoso
41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com

sábado, 25 de setembro de 2010

Caminhada Salto Parati 25/09/2010






Olá Amigos

Salto Parati pertence à Guaratuba próximo à baía, no meio da Mata Atlântica, onde poucos tem acesso, e faz parte do Parque Nacional Saint Hilare Lange.

Independente da chuva do dia anterior, começamos nossa caminhada às margens da estrada Alexandra/Matinhos, seguindo pela estrada aberta - agora em desuso para preservar a mata com suas características naturais, embora termos encontrado muito lixo jogado à beira do caminho e dentro dos rios que cruzam este trecho.

O Salto Parati escondido no meio da mata possui uma queda de água com pouca inclinação até encontrar um poço onde a profundidade permite mergulhos como com a corda que está presa à árvore à beira do rio.

A alegria está sempre presente para quem ama a natureza, e o almoço no meio do percurso da caminhada foi diferente das demais caminhadas, que para a maioria ficou melhor podendo comer um pouco mais sabendo que na volta perderia as calorias adquiridas.


Abraços e até a próxima.

Heron Mathoso

41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com

domingo, 5 de setembro de 2010

Montanhista é encontrada

A montanhista Deinise Ciunek foi encontrada agora pouco com vida.

Segundo informações ela foi atacada por um estuprador, mas conseguiu se desvencilhar dando um chute no agressor. Ela fugiu para a mata aonde acabou se perdendo.

Ela está fraca - ficou 18 dias no mato - mas está bem e se recuperando - o que é muito importante.