sábado, 26 de novembro de 2011

Cicloturismo Antonina 26/11/2011

Antonina é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população contada em2010 é de 18.891 habitantes com uma área de 876,551 km². Está situada a 90 km deCuritiba, e a 50 km de Paranaguá.
Cidade histórica cujos primeiros vestígios da ocupação foram encontrados nossambaquis. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio. O município oferece ainda, diversos atrativos turísticos. É acessado pela BR-277, pela antiga Estrada da Graciosa, por ferrovia e através do porto, que foi recentemente reativado, aonde também se localiza a sede do município. Criado através da Lei Estadual nº14 de 21 de janeiro de 1857, e instalado na mesma data foi desmembrado de Paranaguá.
Os habitantes naturais do município de Antonina são denominados antoninenses oucapelistas. Está localizada na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Região Metropolitana de Paranaguá, estando a uma distância de 84 km via BR-277 e 79 km via Estrada da Graciosa, da capital do estado, Curitiba.
Hoje a cidade de Antonina é uma das cidade mais pobres do Paraná devido a adminstração geral de seus governantes. fonte:Wikipédia






Abraços e até a próxima.

Heron Mathoso
41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com


domingo, 13 de novembro de 2011

Caminhada Salto Parati 13/11/2011

Salto Parati no fundo da Baía de Guaratuba, está no meio da Mata Atlântica próximo a Matinhos onde poucos tem acesso, faz parte do Parque Nacional Saint Hilaire Lange com algumas casas de moradores e pescadores da região, acesso antes por estrada que foi proibido para não danificar a natureza.
Sobre Saint Hilaire.

Viajou alguns anos pelo Brasil, tendo escrito importantes livros sobre os costumes e paisagens brasileiros do século XIX. Comenta a "Brasiliana da Biblioteca Nacional", página 69: " A viagem do botânico Auguste de Saint-Hilaire ao Brasil foi paradigmática no que diz respeito à forma como os cientistas da Europa dita civilizada se relacionaram com o Brasil no início do século XIX. O francês veio para o Brasil em 1816, acompanhando a missão extraordinária do duque de Luxemburgo, que tinha por objetivo resolver o conflito que opunhaPortugal e França quanto à posse da Guiana. Apesar de ter conseguido fazer parte da missão graças a suas relações pessoais, Saint-Hilaire obteve a aprovação do Museu de História Natural de Paris e financiamento do Ministério do Interior. O naturalista deixou o Brasil em 1822."
Prossegue o mesmo autor:
"Não foi um amador que veio ao Brasil. Saint-Hilaire conhecia profundamente a literatura científica e de viagens da época e os procedimentos práticos do trabalho de um naturalista, tais como noções básicas de agricultura, confecção de herbários, transporte de vegetais e, principalmente, dissecação de plantas, a fim de descobrir seus órgãos, por menores ou mais escondidos que estivessem. Uma das características mais marcantes do envolvimento de Saint-Hilaire com o Brasil foi sua vinculação aos discursos e práticas utilitárias e filantrópicas que dominam a literatura de viagens desde fins do Antigo Regime. Segundo ele e as autoridades ministeriais que o enviaram, os objetivos maiores de sua viagem seriam o bem-estar da humanidade e a glória nacional. Como na época a França considerava seus interesses como universais, esses dois objetivos se confundem. O Brasil poderia ser benéfico à França por conter uma infinidade de plantas úteis ainda mal conhecidas."
Fonte Wikipédia






Abraços e até a próxima.

Heron Mathoso
41-3247-6123
41-9917-8372
heronmathoso@gmail.com
http://www.naturezarlivre.blogspot.com/



domingo, 6 de novembro de 2011


Este é o primeiro de quatro eventos técnico-científicos (um a cada ano), relacionados ao futebol, que serão organizados por FM FUTEBOL e PLUSPORT, sob a coordenação do Prof. Ms. Eros Mathoso e Prof. Carlos Alberto Ghesti, neste período em que Curitiba se prepara para ser uma das sedes da Copa do Mundo 2014.
Para mais informações baixe, o banner eletrônico em anexo, ou acesse:http://www.erosfm.com.br/simposio.asp
Aguardo você!
1 abç
 
Prof. Ms. Eros Mathoso
banner simposio.jpgbanner simposio.jpg
276K   Visualizar   Baixar  

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Amigos...

Londres tem um prefeito realmente amante das bicicletas.   Boris Johnson pedala todos os dias e todos os dias investe contra a ditadura do automóvel, com ações que promovem a bicicleta na cidade. "

http://pedalandoeolhando.blogspot.com/2010/10/e-mais-de-londres.html

do blog pedalandoeolhando